quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sobre O Nome Do Nosso Blog e Comunidade




O nome deste blog foi retirado da nossa comunidade no orkut, que foi criada anteriormente.

O nome da comunidade, por sua vez, é inspirado no título do livro “Armas e Munições de Caça”, escrito pelo meu tio-avô Christiano Frederico Buys.

Se não me engano, pelo que me lembro de ter ouvido na infância, esse meu tio-avô era médico e irmão mais velho do meu avô. O meu pai gostava muito do livro em questão e eu aprendi muito com o meu pai sobre tudo na vida, inclusive sobre armas e munições.


O meu avô, Frederico Christiano Buys, assim como o meu tio-avô, era gaúcho, além de um atirador realmente lendário.


Foi ele o oficial que, sublevando o seu regimento, no Movimento dos Tenentes, em 1922, sitiou a casa do comandante e tomou a Vila Militar do Rio de Janeiro. Apesar das repercussões mais difíceis desse ato político, explicadas no livro “Os Grandes Julgamentos do Supremo Tribunal Federal”, integrou, mais tarde, a equipe do Adido Militar em França, foi reformado como General, e até vagamente cogitado como "presidenciável" pela imprensa, no mesmo ano em que o Brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência do País. Escreveu um livro chamado “Chico Sanhaço”, com prefácio do General Góis Monteiro, que aborda filosoficamente as bases de uma busca sistemática de soluções brasileiras para os problemas nacionais.


Print da contracapa do livro "Arma e Munições de Caça" de C. F. Buys, que, ironicamente, eu não possuo, mas vi que esteve disponível no Mercado Livre. Esse livro é disputado no Sul do País por colecionadores de livros e aficionados por armas e munições.


Já o meu bisavô, Christiano Buys, — pai deste meu mesmo avô e do meu tio-avô Christiano Fredrico Buys, que escreveu o livro “Armas e Munições de Caça”—, foi o oficial do CMS que veio do Sul para o Sudeste, mais precisamente para Salvador, para levantar a sua espada em 1889, quando o Marechal Deodoro levantava a dele, simultaneamente, aqui "na Capital" (o Rio de Janeiro), declarando a instituição da República no Brasil.


Meu bisavô foi um militar bastante homenageado dando nome a vias públicas e etc.

Um comentário:

Christiano Buys disse...

Tudo bem? Paz.
Meu nome é Christiano Frederico Couto Gonçalves Buys, estava navegando e, achei teu blog.
Muito bom. Podemos conversr um pouco, via E-Mail.
Será um prazer.
Deus te abençoe.
Meus endereços são:
christiano-fred@hotmail.com
Orkut: Christiano-Chess
Um abraço.